NAVEGUE NO SITE

Veja como fica bom, o meu Partido Alto batido na mão...

, Coletâneas do Receita

O velho e bom Partido… Cadenciado, com aquele cavaco comandando e a cozinha destruindo tudo, padeirão bem tocado… E a negada alí, cantando e (con)versando sem parar a batucada… o dia vira noite, que vira madrugada, que vira dia de novo e a batida de limão rolando… Esse é o famoso Partido Alto da Antiga!

Hoje tem muita gente se dizendo partideiro por aí, mas partideiro do bom mesmo, malandro que não deixa a peteca cair nem com a cabeça anestesiada de cachaça, que resolve até briga no verso… Desses daí provavelmente não veremos mais (tomara que eu esteja muito equívocado!)

Pensando nisso resolví fazer um post em homenagem aos grandes partideiros do samba, com uma lista dos partidos que mais gosto! Só nêgo bamba! Divirtam-se!

1 – Zé Ciumento (Aniceto do Império): Na voz de Aniceto, o mestre do partido alto. Gravada no disco O Partido Alto de Aniceto e Campolino, uma jóia rara do samba que você pode baixar no Prato e Faca

2 – Mocinho Cantador (Nilton Campolino): Outro ótimo samba gravado pelo Velho Aniceto, nodisco citado acima!

3 – O Pagode (Candeia): Essa é pra ver como que o “pagode”mudou de uns tempos pra cá… Gravação com o próprio Candeia, no seu primeiro disco, de 1970.

4 – Vai pro Lado de Lá (Euclenes e Candeia): Esse samba marca a volta do Candeia que, sentado numa cadeira de rodas, emocionou a todos cantando essa música em sua primeira apresentção depois de seu acidente. Do disco Raíz, de 1971.

5 – Seleção de Partido Alto: Samba na tendinha (Candeia) / Já clareou (Dewett Cardoso) / Não tem veneno (Candeia-Wilson Moreira) / Eskindôlelê (Candeia) / Olha hora Maria (Folclore-Adpt. Candeia)

6 – Zé Tamborzeiro (Vandinho e Candeia): Grravação com a Tia Clementina, do antológico Axé, de 1978, último disco do Candeia.

7 – Linha de Candomblé (Joãozinho da Pecadora): Gravação do disco Partido em 5 vol. 1, que reúne bambas como Candeia, Wilson Moreira, Casquinha, entre outros.

8 – Barracão é Seu (Folclore): Clementina de Jesus e João da Gente cantam um belo partido. Do disco Clementina de Jesus 1966

9 – Moro na Roça (Xangô da Mangueira e Zagaia): Mais uma na voz da Tia Quelé. Do disco Marinheiro Só de 1973.

10 – Embala Eu (Albaléria): Clementina e Clara Nunes, cantando um samba de roda batido na mão!

Bom, vamos de dez em dez! Depois eu mando um segundo round… Sugestões?

Ah, pra baixar as músicas é só clicar aquí

O 4 shared está pedindo para fazer login antes de baixar os arquivos:
Login: blogreceitadesamba@yahoo.com.br
Senha: samba2012

.

Comentários
Add Your Comment

FECHAR MENU