NAVEGUE NO SITE

Entrevista com Anescarzinho do Salgueiro

, Anescar do Salgueiro

Anescar Pereira Filho, foi um grande nome do morro do Salgueiro. Com vinte anos de idade compôs seu primeiro samba enredo, a pedido de Manoel Macaco, diretor da Unidos do Salgueiro, pois os compositores da escola estavam em greve! Compôs então “Maravilhas do Brasil” e a escola ficou em quinto lugar.
.
No ano seguinte, emplacou o samba “Mártires da Independência” em parceria com Noel Rosa de Oliveira. Dessa parceria saíram verdadeiras obras primas do samba enredo.
.
Para a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro – da qual foi um dos fundadores no ano de 1953 – compôs com Noel Rosa de Oliveira maravilhas como “Quilombo dos Palmares” e “Chica da Silva”.
.
Em 1965, ao lado de Jair do Cavaquinho, Paulinho da Viola, Élton Medeiros, Nélson Sargento, Aracy Cortes e Clementina de Jesus, participou do espetáculo Rosa de Ouro, que resultou no lançamento de dois discos.
.
Ao lado dos já carimbados parceiros Élton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Nélson Sargento e Paulinho da Viola integrou o conjunto “Os Cinco Crioulos”, com o qual lançou três discos: “Samba… no duro”, “Samba… no duro Vol. 2” e “Samba… no duro Vol. 3”, com Mauro Duarte substituindo Paulinho da Viola.
.
Uma curiosidade: Na década de 1970, a dupla João Bosco e Aldir Blanc compôs o samba “Siri recheado é o cacete” em sua homenagem. Segundo Aldir Blanc, “Inventei vários pratos com siri, que meu compadre babava e não podia comer, por ordens médicas”.
.
.

Baixe e leia uma entrevista com Anescarzinho retirada do livro “Partido Alto: Samba de Bamba” do Nei Lopes:.

.
.
Comentários
Add Your Comment

FECHAR MENU